CULTURA

COMIDAS E BEBIDAS

A mais característica é a “empanada com vinho tinto”. Entre as comidas temos as provenientes do mar: mariscos em extensa variedade: lagostas, “centollas”, locos, machas, cholgas, mexilhões, etc. a popular “cazuela de ave” (canja de galinha), com abóbora e “porotos granados”.

A bebida é o “Pisco Sour” preparado com suco de limão, açúcar, clara de ovo e pisco.

Música Folclórica do Chile:

O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes.

Na época da conquista, com a chegada dos espanhóis, a vida se torna difícil, com guerras contínuas. As manifestações musicais da época limitam-se a toques bélicos e às canções tradicionais que cantam os espanhóis.

A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena.

Instrumentos, danças e outras características da música folclórica

Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação. O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não têm ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte).

NORTE: Área Andina

Danças: Trote, Cachimbo, Cueca nortina

Instrumentos: Principalmente aerófonos-quena pifilka, trompeta, ocarinas; sinos de madera o metal, e tambores, charango (instrumento de corda).

CENTRO:

Danças: Resfalosa, Repicao, Pequén, Sajuriana, Mazamorra e Cueca.

Instrumentos: Da influência espanhola, violão, harpa, acordeão, piano.

AREA PASCUENSE: Danças e origem polinésica.

SUL: A de maior autonomia folclórica

Danças: Trastasera, Pericona, Cueca chilota, La nave, La cosecha e outras.

Instrumentos: De influência araucana: Trutuka (espécie de bambu com um corno de animal no extremo), Kultrun (espécie de tambor), Wada (espécie de afoxé), flauta, corneta e outros.